Quem somos

Inaugurado em 2007 como Polo Universitário de Nova Friburgo (PUNF), em função do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), e posteriormente denominado Campus Universitário, o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) é uma unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) que está localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o ISNF oferece aos estudantes os cursos de graduação em Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia, além do Curso de Mestrado em Odontologia. No local, os alunos contam com um complexo de clínicas e laboratórios, utilizados tanto para atividades de ensino, quanto para realização de pesquisas e de projetos de extensão.

Curso de Odontologia

O curso de Odontologia busca atender às diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC em 2002 e propõe não só a formação de um cirurgião-dentista, mas visa igualmente formar um cidadão com espírito crítico e que possa exercer a promoção da saúde, levando-se em conta não só a cura da doença, mas também a prevenção, atuando de maneira integrada e holística, vendo o ser humano como um todo.

O curso oferece titulação em Cirurgião-Dentista, com duração mínima de dez e máxima de 15 semestres.

Curso de Fonoaudiologia

Já o curso de Fonoaudiologia foi criado em 2010 e formou sua primeira turma em 2014. Segundo a professora Simone Santos Barreto, do Departamento de Fonoaudiologia, o curso busca o desenvolvimento de habilidades e competências na comunicação humana, principal objeto de trabalho do fonoaudiólogo. Oferece titulação em Bacharel em Fonoaudiologia, com duração mínima de oito e máxima de 12 semestres.

A implementação da Clínica-Escola, ocorrida em 2014, possibilitou o oferecimento à população de atendimento terapêutico e a realização de exames audiológicos para a comunidade. Um grande diferencial é a aproximação dos estudantes de graduação dos campos de atuação desde os períodos iniciais do curso.

Curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina formou-se a partir da necessidade de profissionais de análise clínica na Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo Helvécio Póvoa, professor do Departamento de Biomedicina da UFF de Nova Friburgo, o curso foi criado para dar ênfase à formação de profissionais especializados em análises clínicas e com o viés em pesquisa biomédica.

Helvécio destaca ainda que seu diferencial encontra-se na formação integral, uma vez que desde os primeiros períodos, os estudantes entram em contato com a parte aplicada das análises clínicas, havendo uma contextualização das matérias básicas e, em seguida, das específicas.

Nos últimos períodos, os estudantes vão para os laboratórios e estagiam na rede pública e/ou privada, conhecendo a realidade das análises clínicas nessas duas redes.

O curso oferece titulação em Bacharel em Biomedicina, em uma das seguintes habilitações: Pesquisa Científica e Análises Clínicas, com duração mínima de oito e máxima de 12 semestres.

Pós-graduação

No âmbito da pós-graduação, o ISNF oferece o mestrado em Odontologia desde agosto de 2013. Existem duas áreas de concentração: Clínica Odontológica e Biologia e Patologia Bucodental.

O programa de mestrado acadêmico tem como um de seus principais objetivos justamente a formação de um mestre, no sentido mais amplo da palavra, ou seja, um profissional capaz de ensinar, orientar e estimular a curiosidade, a vontade de aprender.

A pós-graduação Strictu Sensu, como é da tradição da UFF, visa à formação de pessoal de alto nível para atuar em instituições de pesquisa e/ou ensino superior e em empresas públicas e privadas.

Dentro desta realidade, e acreditando que o processo de aprendizagem é um processo dinâmico, e em constante transformação, o curso de mestrado acadêmico pretende atuar constantemente através de uma interação entre a pós-graduação e a graduação, acreditando que esta interação pode ser extremamente positiva para ambos, seguindo a política de integração proposta pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF, implantado por políticas gerenciadas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta Universidade.

Pesquisas no campus

A pesquisa no ISNF se inicia com entusiasmo. Em pouco menos de dez anos, o campus criou laboratórios internos de Histologia, Biotério e de Cultura de Células, ligados à Microbiologia e Patologia. Além desses, há laboratório de uso comum dos estudantes e professores dos três cursos existentes no campus.

A inauguração do Laboratório Multiúso de Pesquisa Biomédica teve por objetivo dar suporte aos projetos de pesquisa dos estudantes de iniciação científica, aos projetos de fim de curso e às pesquisas de professores do campus.

Atendimento à comunidade

A área extensionista vem sendo expandida em Nova Friburgo. Em 2011, a UFF, por meio de estudantes e professores do campus, prestou assistência às vítimas das tragédias das chuvas daquele verão, arrecadando e distribuindo mantimentos, realizando atividades culturais e assistenciais. Além disso, é importante destacar que a articulação com a comunidade ocorre por meio de palestras e atividades sociopedagógicas desenvolvidas em escolas públicas municipais, atividades que se pretende expandir para toda a rede de ensino, como dosagem de glicose e aferição da pressão arterial, sendo também importante destacar o atendimento odontológico oferecido à população.

Os pacientes são cadastrados entre fevereiro e julho, passam por triagem e são atendidos. O serviço tem grande procura e conta com fila de espera.

Por fim, vale destacar que a expansão do campus e de suas atividades está intimamente ligada à proposta do Reuni, que é a de capacitar o profissional que está no interior.